quinta-feira, 17 de setembro de 2026

Ceará é o terceiro estado que mais realiza transplantes de coração no Brasil

Foto Reprodução
O Ceará ocupa posição de destaque nacional na realização de transplantes de coração, tendo o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, em Fortaleza, como uma das principais referências nesse tipo de procedimento. 

A unidade, vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realiza transplantes cardíacos em adultos e crianças e acumula décadas de experiência na área. Em 2026, segundo os dados apresentados na reportagem, 22 pacientes já haviam passado pelo procedimento no hospital. 

A dimensão desse trabalho pode ser percebida nas histórias de quem recebeu um novo coração. É o caso de Marilac Batista, que recebeu o transplante em 20 de julho de 2002. Para ela, a data passou a representar um segundo aniversário, marcado pela possibilidade de continuar acompanhando momentos importantes da família.Leia também: VetMóveis passam de 36 mil atendimentos e realizam 19 mil castrações em Fortaleza

“Há 24 anos, o coração de um doador bate no peito da Marilac”, destaca a reportagem ao recordar a data do procedimento.

O transplante permitiu que Marilac acompanhasse a trajetória dos filhos, a chegada dos netos e conquistas familiares que, sem o procedimento, poderiam não ter sido vivenciadas.

“Tive muitas oportunidades de ver meus filhos terminarem os estudos, casar, chegar aos netos, acompanhar os netos e até a formatura da neta mais velha. Então, assim, é uma graça tão grande”, relatou Marilac.

A história dela ajuda a dimensionar o impacto que existe por trás das estatísticas de transplantes. Cada procedimento envolve uma estrutura complexa, mas também depende de uma decisão tomada por uma família em um dos momentos mais difíceis: autorizar a doação de órgãos após a confirmação da morte encefálica.

Com informações do Portal GC Mais .