quinta-feira, 2 de julho de 2026

84,9% das crianças e adolescentes de 10 a 13 anos usam a internet no Ceará e quase metade tem celular

Foto Shutterstock 
No Ceará, 84,9% das crianças e adolescentes de 10 a 13 anos usam internet. Isso corresponde a cerca de 435 mil pessoas dessa faixa etária no Estado, conforme o módulo de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua 2025, divulgado nesta quinta-feira (2)..

Entre as crianças e adolescentes cearenses, o uso da internet teve um aumento contínuo de 2016 a 2024 — indo de 316 mil usuários no começo da série histórica até o maior número registrado, em 2024, de 463 mil.

No entanto, em 2025 a pesquisa mostra pela primeira vez uma queda no número de usuários de internet que tem de 10 a 13 anos no Estado. A diminuição foi de 6%.

O estudo, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), investiga os hábitos de uso da internet na população brasileira maior de 10 anos, incluindo frequência, finalidade e equipamentos utilizados.

Ter um celular para uso pessoal também é uma realidade de 48,9% das crianças e adolescentes dessa faixa etária no Ceará. A PNAD de 2025 mostra que esse número corresponde a 250 mil pessoas.

Apesar do número de pessoas de 10 a 13 anos com celular ter aumentado 34% desde 2016, a quantidade também diminuiu nos últimos anos. Em 2024, eram 271 mil crianças e adolescentes cearenses com um celular próprio. A queda foi de 7,7% quando comparado ao número registrado em 2025.

Com informações do Diário do Nordeste.