sábado, 27 de junho de 2026

Pedra Branca ganha creche com capacidade para receber até 360 crianças

Foto Divulgação/Governo do Ceará
O município de Pedra Branca recebeu um Centro de Educação Infantil (CEI) com capacidade para atender até 360 crianças de 0 a 5 anos e 11 meses.

Na sexta-feira (26), o governador Elmano de Freitas (PT) comandou a solenidade que marcou a entrega da creche. Ao todo, mais de R$ 4,4 milhões foram investidos.

A prefeita de Pedra Branca, Ivonete Braga (PT), e o ministro das Relações Institucionais do Governo Federal, José Guimarães (PT), também participaram da solenidade.

A conclusão do equipamento faz parte do Pacto da Retomada, iniciativa do Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para a conclusão de obras paralisadas.

A Creche Municipal Maria Hilda Bezerra Pereira conta com dois blocos funcionais, com o Bloco A concentrando as áreas administrativas, como berçário, refeitório, cozinha e vestiário. O Bloco B, por sua vez, possui as salas pedagógicas, organizadas por idade, as salas multiuso e os solários.

A nova creche de Pedra Branca conta, ainda, com pátio coberto para integração das atividades, playground para recreação infantil e pátio de serviço com áreas técnicas, garantindo condições adequadas de segurança, acessibilidade e qualidade no atendimento à educação infantil.

Ao comentar sobre a entrega, o governador lembrou da sua história de vida. “Fico imaginando se meu avô tivesse tido a oportunidade de estudar nessa creche, se meu pai tivesse tido essa oportunidade. Isso aqui muda a vida da gente”, disse.


“A criança, já novinha, vai aprender a ler mais cedo, vai aprender a escrever, vai se desenvolver mais”, acrescentou.

Esta é a oitava creche entregue no Ceará com apoio do FNDE. Desde 2023, 81 CEIs foram inaugurados pelo Estado, com outros 46 em construção, além de 77 em processo de licitação.

Com informações do Site Opinião CE.