![]() |
| Foto Reprodução/Instagram |
Morreu o pesquisador e professor Hilário Ferreira, um dos principais nomes do movimento negro no Ceará. A informação foi confirmada pela Secretaria da Cultura do Cearána manhã deste sábado (9).
O sociólogo atuava como professor universitário, sendo doutorando em História Social na Universidade Federal do Ceará e pesquisador da história e da cultura negra do Estado.
O velório será realizado na Funerária do Cemitério Parque da Paz, em Fortaleza, a partir das 13 horas. O enterro está marcado para ocorrer no mesmo local, às 16h30.
Ele foi fundador do Grupo de União e Consciência Negra (GRUCON), criado em 1982, responsável por fomentar debates sobre racismo, escravidão e abolição. Em 2005, defendeu sua dissertação em História sobre o tráfico interprovincial no Ceará.
Hilário ainda atuou na formação de gerações de estudantes, pesquisadores e militantes, fortalecendo a consciência racial e os movimentos de combate ao racismo no Ceará.
Com informações do Diário do Nordeste.
