quinta-feira, 14 de maio de 2026

39 cidades do Ceará têm 100% dos ônibus escolares municipais desaprovados

Foto Divulgação/Detran-CE/MPCE.

O transporte escolar de dezenas de municípios cearenses opera em situação crítica. Dados do painel público “Transporte Escolar no Ceará”, disponibilizado pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), mostram que 39 cidades do Estado têm toda a frota escolar em situação irregular, sem nenhum veículo autorizado a transportar estudantes. Os dados, que são atualizados constantemente, foram levantados em maio.

Juntos, esses municípios somam 849 ônibus ou micro-ônibus com alguma pendência, seja nas condições físicas ou na documentação obrigatória. Além das 39 cidades totalmente irregulares, outras 30 têm mais de 90% dos veículos desautorizados (1.327) a rodar

A plataforma, desenvolvida pelo Laboratório de Inovação (Lino) em parceria com o Centro de Apoio Operacional da Educação (Caoeduc), reúne informações do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-CE) sobre veículos e motoristas cadastrados para o transporte escolar.

O sistema permite verificar, por município, quais veículos foram aprovados nas vistorias obrigatórias, quais estão com prazos vencidos, pendências administrativas ou sequer passaram por inspeção. Também é possível consultar a situação dos motoristas cadastrados para o serviço.

Segundo o levantamento, os 184 municípios do Ceará possuem 7.224 veículos escolares declarados. Desse total, apenas 2.234 (31%) estão autorizados a operar, enquanto 4.990 (69%) apresentam algum tipo de irregularidade que impede o transporte de estudantes.

Entre os municípios onde nenhum veículo está apto para circulação no transporte escolar estão cidades de quase todas as regiões administrativas do Estado, com maior concentração no Cariri e na região Norte.

Veja abaixo os municípios com 100% da frota irregular:

Cariri (12): Aiuaba, Altaneira, Baixio, Campos Sales, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda, Penaforte, Saboeiro, Salitre, Santana do Cariri e Tarrafas.

Vale do Acaraú (4): Meruoca, Miraíma, Moraújo e Pacujá.

Litoral Norte (4): Barroquinha, Bela Cruz, Camocim e Morrinhos.

Serra da Ibiapaba (4): Croatá, Graça, Guaraciaba do Norte e Ipu.

Vale do Jaguaribe (4): Ereré, Itaiçaba, Morada Nova e Umari.

Sertão dos Crateús (3): Ipueiras, Novo Oriente e Quiterianópolis.

Sertão de Canindé (3): Apuiarés, Caridade e Paramoti.

Maciço de Baturité (3): Aracoiaba, Pacoti e Palmácia.

Litoral Oeste/Vale do Curu (2): São Luís do Curu e Tururu.

Com informações do Diário do Nordeste.