sábado, 18 de abril de 2026

Secretário de Trânsito de Iguatu visita Avenida Agenor Araújo e anuncia novas acomodações para feirantes

Foto Jornal A Praça 
Rodrigo Rodrigues, secretário de Trânsito e Segurança de Iguatu, esteve na Av. Agenor Araújo para acompanhar a dinâmica das reclamações apresentadas neste noticioso, por alguns feirantes, sobre o fluxo de veículos aos sábados, entre o cruzamento da Av. Agenor Araújo, com a Rua Eduardo Lavor passando em frente ao Mercado Público. 

De acordo com os feirantes, o fluxo estaria prejudicando o andamento da feira e elevando o risco de acidentes, principalmente atropelamentos, uma vez que veículos e pedestres estão a todo tempo se misturando em meio à movimentação registrada naquela área.

O secretário havia informado que gostaria de ver a dinâmica do funcionamento e permaneceu no local com agentes de trânsito. Foi possível verificar o volume de veículos circulando, o acesso dos clientes às barracas dos feirantes. Enquanto o secretário esteve no local com os agentes, tudo fluiu normalmente.

Rodrigo Rodrigues argumentou que a passagem dos veículos naquele trecho foi uma solicitação dos próprios feirantes, mas observou que existe uma distorção na organização das barracas que estão localizadas no trecho, em sua maioria em frente ao mercado do lado oposto da rua. Isso faz reduzir o espaço da rua para a circulação dos clientes e gera a balbúrdia percebida.

Readequação

O secretário informou que existe um projeto em execução pela gestão municipal que envolve toda a área do centro de abastecimento. A ação já organizou uma área, antes erma, em frente ao colégio Polos e transformou em estacionamento. 

Também foi realizada a obra de implantação do da coberta sobre as bancas dos camelôs que comercializam frutas, legumes, verduras, ervas, peixes e outro produtos, na fronte da ala de boxes inclusive com estacionamento para os clientes. 

O trecho da rua Eduardo Lavor, entre a Av. Agenor Araújo e a Deocleciano Bezerra, antes ocupada por barracas foi reaberta e sinalizada. Agora é permitido ao usuário que desce pela Eduardo Lavor, cruzar a Av. Agenor Araújo e chegar até a Deocleciano Bezerra.

Ainda de acordo com o projeto de melhorias para o centro de abastecimento, o secretário Rodrigo Rodrigues informou que está sendo realizado por etapas, pois gera impactos culturais, socioeducativos e econômicos. “Estamos fazendo a readequação dos espaços para melhor acomodar os permissionários, dar fluidez ao trânsito e oferecer um fluxo melhor para as pessoas que vêm à feira fazer suas compras”.

Com informações do Jornal A Praça.