quarta-feira, 1 de abril de 2026

Ceará tem 2 avisos de chuvas intensas nesta quarta-feira (1º)

Foto Davi Rocha/SVM.
O mês de abril se iniciou com dois avisos de chuvas para cidades do Ceará: um amarelo para 'perigo potencial', de precipitações intensas, e um laranja, que representa um grau mais elevado de 'perigo'.

A informação foi emitida nesta quarta-feira (1º), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e traz um indicativo válido até o fim do dia.

Todo o território cearense está sob o aviso amarelo, classificado como de 'perigo potencial'. Nesses locais, as precipitações devem variar entre 20 e 30 milímetros por hora - podendo chegar a 50 milímetros por dia - acompanhadas de ventos intensos entre 40 km/h e 60 km/h.

Já o aviso laranja, que oferece “perigo” diante das condições climáticas, engloba 167 municípios do Ceará. Para essa área, o orgão prevê precipitações que podem variar entre 30 e 60 milímetros por hora, podendo chegar a 100 milímetros no dia, acompanhadas de ventos intensos que variam entre 60 km/h e 100 km/h.

As áreas em laranja compreendem principalmente a região do Cariri, no sul do estado, incluindo alguns municípios como Assaré, Barbalha, Brejo Santo e Várzea Alegre. Além dessa região, cidades do Sertão de Sobral e do Vale do Jaguaribe aparecem na lista.

Apesar de ambos os avisos não representarem o grau máximo de severidade, eles ainda podem significar a possibilidade de alguns riscos como alagamentos, cortes de energia elétrica, quedas de galhos de árvores e até descargas elétricas.

Com informações do Diário do Nordeste.