![]() |
| .Foto Arquivo pessoal |
O Rio Mucuripe ressurgiu na Gruta de Ubajara, no Ceará, neste último domingo (26). É a primeira vez que isso acontece após três anos, e o fenômeno está relacionado às fortes chuvas que caíram na região da Serra da Ibiapaba, onde fica o município
Ubajara fica localizada a cerca de 322 km de Fortaleza. O município tem mais de 32 mil habitantes, conforme o Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e é conhecido pelo turismo serrano. O Parque Nacional de Ubajara é famoso pela gruta, teleférico, cachoeiras, trilhas ecológicas e mirantes com vistas panorâmica.
A cidade registrou 414,8 mm de chuvas neste mês de abril, conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) desta quarta-feira (29). O volume normal para o município, neste período, segundo o órgão, é 330,4 mm.
O guia de turismo Josemberg Lima filmou o volume do rio que apareceu na “Sala do Índio”, como é conhecida uma das galerias da gruta. O local, inclusive, é um dos pontos turísticos do município, mas a visitação fica indisponível com a cheia do rio, por questões de segurança.
“Esse rio é perene o ano todo, mas com um nível de água bem baixo por conta das nascentes que tem na caverna, e algumas quedas d’água que também tem lá, e forma esse riacho. Não surge todo ano, varia muito conforme a temporada de chuvas”, explicou Josemberg.
“A Gruta continua funcionando normalmente, só uma das galerias que a gente acaba fechando. Mas quando o nível baixa, a gente volta a frequentar”, reforçou o guia de turismo.
Com informações do G1 Ceará.
