![]() |
| Foto Reprodução |
Um feito histórico para a ciência produzida no interior do Ceará coloca Iguatu no mapa da pesquisa internacional. Professores do Instituto Federal do Ceará (IFCE) – campus Iguatu – e da Universidade Estadual do Ceará, por meio da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), tiveram artigo aceito para publicação na tradicional Annalen der Physik, periódico fundado em 1799 e que entrou para a história por ter publicado, em 1905, os trabalhos de Albert Einstein sobre a Teoria da Relatividade.
A conquista reúne o IFCE, representado pelo professor Jonathan Alves Rebouças, e a UECE/FECLI, com os professores Célio Rodrigues Muniz, Francisco Bento Lustosa, Tiago Barbosa e Leonardo Tavares de Oliveira, consolidando uma parceria acadêmica que vem produzindo resultados expressivos na área da Física Teórica.
O artigo publicado na Annalen der Physik, intitulado “A New Padé Approach to Modeling Wormholes in Dekel–Zhao Dark Matter Halos”, propõe uma metodologia matemática inédita para modelar buracos de minhoca dentro de halos de matéria escura — estruturas fundamentais para compreender a dinâmica das galáxias. A pesquisa aprofunda estudos sobre geometrias previstas pela Relatividade Geral, teoria formulada por Einstein em 1915, e apresenta uma abordagem mais eficiente para descrever matematicamente essas estruturas cósmicas.
O trabalho é fruto do pós-doutorado do professor Jonathan, desenvolvido na UECE/FECLI sob supervisão do professor Célio Muniz, e contou ainda com a colaboração dos professores Francisco Bento Lustosa, Tiago Barbosa e Leonardo Tavares. Aceito oficialmente em 18 de fevereiro de 2026, após rigoroso processo de revisão por pares, o artigo evidencia a maturidade e a continuidade de uma linha de pesquisa que vem sendo fortalecida pela cooperação entre as instituições públicas.
Reconhecimento internacional
Para o professor Tiago Barbosa (FECLI/UECE), a publicação tem significado coletivo. “Recebo com muita alegria a aceitação desse estudo na Annalen der Physik, uma revista de grande relevância histórica para a Física, que já publicou trabalhos de Albert Einstein. Essa conquista tem um significado muito especial e coletivo, pois resulta de um trabalho sério de pesquisa desenvolvido em parceria entre IFCE e UECE, com colaboração institucional e dedicação acadêmica. A repercussão positiva mostra a força da ciência produzida nas universidades públicas, inclusive no interior do Ceará, onde também se desenvolve pesquisa de qualidade, com impacto e reconhecimento internacional”, destacou.
Já o professor Jonathan Alves Rebouças ressaltou a dimensão social e regional da conquista. “A repercussão nas redes foi extraordinária, rompendo a bolha acadêmica e evidenciando a força da popularização da ciência produzida no interior cearense. Este marco consolida a parceria entre o IFCE – campus Iguatu – e a UECE/FECLI, com excelentes perspectivas para novos trabalhos conjuntos.
Ao reforçar o papel da ciência feita em Iguatu no cenário mundial, esta publicação impulsiona o desenvolvimento regional e atesta a excelência da nossa pesquisa”, afirmou.
Além do destaque na Annalen der Physik, pesquisadores da FECLI também vêm ampliando a presença internacional da UECE. Professores do curso de Licenciatura em Física, como Célio Rodrigues Muniz e Leonardo Tavares de Oliveira, juntamente com a egressa Alana Carolina Lima dos Santos, atualmente mestranda na UFC, publicaram estudo na revista Europhysics Letters, investigando o chamado Efeito Casimir em cenários cosmológicos envolvendo buracos de minhoca em um universo em expansão.
O trabalho analisou configurações complexas, incluindo efeitos térmicos e energias associadas às flutuações quânticas do vácuo, ampliando a compreensão teórica sobre esses fenômenos.
Com informações do Jornal A Praça.
