quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

Adolescente de comunidade no Ceará com 850 habitantes é aprovado em quatro universidades públicas

Foto Arquivo pessoal 
Pela primeira vez concorrendo a vagas no ensino superior, o adolescente André Pereira Veras, de 17 anos, foi aprovado em quatro universidades públicas. Ele passou em medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC) e na Estadual do Ceará (Uece), em psicologia na Universidade de São Paulo (USP) e enfermagem na Universidade Vale do Acaraú (UVA).

André mora em Limoeiro dos Pompeus, um distrito na zona rural de Guaraciaba do Norte — município localizado na Serra da Ibiapaba, a cerca de 202 km de Fortaleza. A comunidade (considerando o entorno) possui aproximadamente 850 moradores, conforme o professor de história e pesquisador Romário Alves, que escreveu um livro sobre a região.

Com as quatro aprovações, André precisou tomar uma decisão importante: em qual universidade se matricular. A escolha foi medicina no Campus de Sobral da UFC — vaga que ele conquistou após garantir 810,72 na média do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Eu decidi por medicina mais analisando a minha afinidade com os cursos. Medicina eu queria desde que eu era bem pequenininho, mas naquele tempo não era algo muito concreto, assim. Eu só sabia por inspiração do que eu via na TV”, comentou o adolescente.

“Conforme eu fui crescendo, fui pensando em outros caminhos. Quando eu entrei no Ensino Médio, eu fui atrás de saber o que eu queria realmente fazer, dentro de todas as opções. Então, eu busquei analisar quais matérias tinham mais afinidade, quais áreas eu achava que me trariam mais satisfação de realizar aquilo para a vida. E eu achei isso na medicina. Esse senso de que, apesar de tudo, sempre depois de um dia de trabalho, eu poderia lembrar das coisas que eu fiz pelas pessoas”, destacou o jovem.

Com informações do G1 Ceará.