terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

Mais de 500 mil motoristas cearenses não aderiram ao Cadastro Positivo de Condutores

Foto Nah Jereissati
Mais de 500 mil motoristas cearenses, que já cumprem os critérios para receber benefícios por bom comportamento no trânsito, ainda não aderiram ao Cadastro Positivo de Condutores, informou o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE).

Disponível de forma totalmente digital, o Cadastro Positivo pode ser acessado pelo aplicativo CNH do Brasil e integra o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC). A iniciativa reconhece motoristas que não cometeram infrações de trânsito nos últimos 12 meses.

Entre os benefícios possíveis estão descontos e isenção de taxas, condições especiais para locação de veículos, contratação de seguros, tarifas de pedágio e estacionamento.

A adesão é voluntária, gratuita e pode ser feita em poucos minutos, sem necessidade de comparecer presencialmente a uma unidade do Detran.

“O Cadastro Positivo é um direito de quem dirige corretamente. É simples de fazer, não tem custo e garante que o condutor esteja apto a participar de benefícios e programas que podem representar economia no bolso”, afirma Waldemir Catanho, superintendente do órgão.

Segundo o Detran-CE, o objetivo da iniciativa é estimular a condução responsável, valorizar o bom comportamento no trânsito e ampliar o acesso dos condutores aos benefícios.

Com informações do G1 Ceará.