sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

Empresas e cooperativas cearenses podem tentar recuperar prejuízos causados pelo tarifaço

Foto Mandel Ngan/ AFP
Com a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos, tornando ilegal o tarifaço imposto pelo presidente do país, Donald Trump, empresas e cooperativas cearenses podem ser beneficiadas e recuperar prejuízos causados pela mudança tributária. Governo Trump arrecadou US$ 133 bilhões em 2025 com novas taxações. 

Márcio Coimbra, CEO da Casa Política e ex-diretor da Apex Brasil e do Senado Federal, além de colunista do O Povo, destaca que a decisão tem o efeito prático de restaurar os padrões tarifários aos níveis vigentes antes das ordens executivas de abril de 2025, invalidando o chamado "tarifaço" universal de 10% e as "tarifas recíprocas" que atingiram diversos parceiros comerciais, como o Brasil, assim como as tarifas impostas contra México, Canadá e China, ligadas ao fentanil.

"Como a Corte considerou que o presidente não tinha autoridade legal para criar esses impostos desde o início (o princípio de ab initio), essas taxas deixam de existir juridicamente, devolvendo os produtos afetados às alíquotas anteriores", explica Márcio.

Com informações do O Povo.