quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

Fortaleza ganhará novo cabo submarino vindo dos Estados Unidos e deixará internet mais rápida no Brasil

Foto Yago Albuquerque/Agência Diário.
Maior velocidade de download, baixo atraso em streamings e menos interrupções em chamadas de áudio e vídeo. Isso é o que promete o projeto da empresa V.tal para um novo cabo submarino, que passa por Fortaleza, no Ceará, e conecta Brasil e Estados Unidos.

Com 16 pares de fibra e 9.700 quilômetros (km), o Synapse conectará Tuckerton (EUA) a São Paulo (Brasil). O objetivo é atender às demandas crescentes de Inteligência Artificial (IA), Big Techs (gigantes globais da tecnologia como Google, Meta e Microsoft) e provedores de nuvem e conteúdo.

Para chegar a Fortaleza, o novo cabo contará com uma Branching Unit (BU), unidade de ramificação submarina que permite que o cabo se divida para atender a mais de um destino. Com esse equipamento, será adicionado cerca de 460 km à rota principal do projeto.

A ramificação também possibilita a interconexão direta do projeto com o Mega Lobster, data center da Tecto inaugurado no fim de 2025 e, atualmente, o maior da região Nordeste com potência total de 20 Megawatt (MW).

Com informações do Diário do Nordeste.