![]() |
| Foto Divulgação |
O cinema cearense chega com força à 76ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale), realizada entre 12 e 22 de fevereiro de 2026.
Considerado um dos principais eventos do calendário mundial, o evento inaugura a grande competição europeia do setor e antecede a corrida do Oscar.
Nesse domingo, 15, foi a estreia mundial de “Fiz um Foguete Imaginando que Você Vinha”, primeiro longa de Janaína Marques, exibido na mostra Fórum.
A sessão marcou a chegada oficial do filme ao circuito internacional e colocou o Ceará em evidência logo nos primeiros dias do festival.
A produção acompanha Rosa, vivida por Verônica Cavalcanti, uma mulher que se vê convocada a revisitar a própria trajetória quando já não consegue se reconhecer nela.
Ao buscar uma memória feliz, mergulha em uma jornada íntima que mistura realidade e imaginação. No percurso, reencontra a mãe, interpretada por Luciana Souza, transformando-a em parceria de estrada em uma narrativa sensível e autoral.
O filme recebeu R$ 1,4 milhão por meio da Política Nacional Aldir Blanc, via edital da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), além de R$ 600 mil do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Com informações do O Povo.
