![]() |
| Foto Jornal A Praça |
Mesmo com as chuvas abaixo da média registradas no mês de janeiro, o início da quadra invernosa em fevereiro já começa a trazer sinais positivos para os reservatórios de Iguatu. Um dos principais destaques é o açude Carlos Roberto Costa, “Trussu”, que apresentou ganho no volume de água nesta primeira semana do período chuvoso.
Atualmente, o Trussu encontra-se com 84,55% da sua capacidade total, percentual bem superior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando o reservatório iniciou o mês de fevereiro com cerca de 50% do volume acumulado. Desde sua construção, o açude sangrou em duas oportunidades, nos anos de 2009 e 2011.
O melhor percentual hídrico de 2025 do reservatório foi de 97%, percentual não visto desde 2012. Somente nesta primeira semana da quadra invernosa, o reservatório teve um acréscimo de 4 centímetros na lâmina d’água, reforçando a expectativa de um cenário mais favorável caso as chuvas mantenham regularidade nos próximos meses.
Queda de 57%
De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – Funceme, as chuvas de janeiro ficaram abaixo da média histórica. O mês encerrou com desvio negativo de 57%. O resultado contrasta com janeiro de 2025, quando Iguatu registrou um período considerado chuvoso, com desvio positivo de 68% em relação à média histórica.
Com o início oficial da quadra invernosa em fevereiro, a expectativa agora se volta para a continuidade das precipitações e seus reflexos positivos no abastecimento hídrico e na agricultura da região.
Com informações do Jornal A Praça.
