quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

Ceará começa a vacinar contra a bronquiolite bebês prematuros e com comorbidades

Foto Divulgação/Sesa.
O Ceará começa a aplicar a partir da próxima segunda-feira (9), na rede pública um imunizante contra a bronquiolite em bebês prematuros e crianças menores de 2 anos com comorbidades, de acordo com Secretaria da Saúde (Sesa). O anticorpo nirsevimabe ampliará a defesa contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), o principal causador da doença.

Administrado em dose única, o imunizante será disponibilizado em maternidades e salas de vacinação de rede de Atenção Primária em todas as regiões do Ceará. Ainda conforme a Sesa, a oferta será por meio da rede de imunobiológicos Especiais.

As doenças causadas pelo VSR são as principais causas de hospitalização de crianças menores de um ano. A estratégia de saúde pública começa neste mês em todo o Sistema Único de Saúde. O ministro da saúde, Alexandre Padilha, informou que 300 mil doses já foram distribuídas para todo o país.

Em laboratórios privados, a dose do niservimabe pode custar entre R$ 3.000 e R$ 3.500.

Entre as crianças consideradas para receber o imunizante estão: Bebês prematuros, nascidos com menos de 37 semanas de gestação

Crianças de até dois anos com: cardiopatias congênitas, broncodisplasia, imunocomprometimento, síndrome de Down, fibrose cística, doenças neuromusculares e anomalias congênitas das vias aéreas.

Com informações do Diário do Nordeste.