sábado, 21 de fevereiro de 2026

Agricultor fura poço no quintal em busca de água e encontra possível reserva de petróleo no Ceará

Foto Marcelo Andrade/Reprodução
O sonho de encontrar água no quintal de casa para garantir a sobrevivência no semiárido cearense acabou se tornando um mistério geológico para o agricultor Sidrônio Moreira, de 63 anos. Ao perfurar um poço artesiano no terreno onde reside, na zona rural de Tabuleiro do Norte, acabou se deparando com algo diferente: uma possível reserva de petróleo.

Ao Diário do Nordeste, o filho dele, o coordenador de compras Saullo Santiago, conta que a descoberta aconteceu em novembro de 2024, quando o pai decidiu dar fim a um problema antigo, a falta d'água, que dificultava a rotina da família, que mora em Sítio Santo Estevão, a cerca de 35 quilômetros da sede do município do Vale do Jaguaribe.

Na época, seu Sidrônio juntou as economias que tinha, realizou um empréstimo bancário, no valor de R$ 15 mil, e contratou um serviço de perfuração de poço.

 tentativa, quando a broca atingiu profundidade de cerca de 30 a 40 metros e jorrou. No entanto, em vez de água cristalina, o que saiu foi um líquido escuro e de odor semelhante a óleo e asfalto fresco.

De imediato, ele não entendeu o que acontecera e ficou desanimado quando viu o fluxo inicial do material parar. Então, resolveu perfurar em outro local. O resultado não foi promissor. Decepcionado, seu Sidrônio encerrou a empreitada sem água.

No entanto, um tempo depois, com a ajuda de um dos filhos, o agricultor mexeu novamente na primeira perfuração e constatou a existência de um líquido viscoso escuro. Então, em conversa com outro filho, surgiu a possibilidade: e se, em vez de água, tivessem descoberto petróleo?

A sugestão foi de Saullo, que já atuou em um laboratório de asfalto. Residente em Limoeiro do Norte, município vizinho, ele instruiu, à distância, um dos irmãos a realizar alguns testes com o material e concluiu que o pai poderia ter encontrado "ouro negro" no quintal.

Com informações do Diário do Nordeste.