domingo, 18 de janeiro de 2026

Superintendente do Detran do Ceará faz teste do bafômetro com cerveja sem álcool e esclarece dúvidas

Foto Reprodução/ Redes Sociais
Apesar de o teste do bafômetro ser utilizado há quase duas décadas como instrumento de fiscalização do consumo de álcool por motoristas, ainda existem dúvidas e mitos sobre o seu funcionamento. Para esclarecer a crença de que cervejas sem álcool podem ser detectadas no exame, o superintendente do Detran Ceará, Waldemir Catanho, publicou um vídeo nas redes sociais no qual consome três marcas diferentes da bebida e, em seguida, se submete ao teste.

A iniciativa teve como objetivo explicar o funcionamento do bafômetro e combater a desinformação sobre o tema. O resultado confirmou que cervejas sem álcool não são apontadas pelo equipamento.

Catanho alertou, no entanto, que bebidas com baixo teor alcoólico ou rotuladas como “sem álcool” podem apresentar variações. Segundo ele, a responsabilidade do condutor deve ser sempre prioridade.

O consumo moderado de cerveja sem álcool, cujo teor permitido é de até 0,5%, não costuma ser identificado no teste do bafômetro, pois o álcool não permanece no sangue em níveis detectáveis. Ainda assim, a ingestão em grandes quantidades pode, em situações específicas, gerar registro no teste, dependendo de fatores como peso corporal e tempo de consumo.

Ao final do vídeo, o superintendente adiantou que pretende realizar um novo teste em outra gravação após o uso de enxaguantes bucais

Com informações dio Site Opinião CE.