sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

PSDB do Ceará intensifica agenda política, com Ciro Gomes ‘cada vez mais candidato’, dizem aliados

Foto Thiago Gadelha/SVM.
O PSDB Ceará busca um novo momento sob a presidência de Ciro Gomes. Na primeira semana do ano, o ex-ministro tem intensificado a agenda na sede do partido em Fortaleza, ao receber deputados, lideranças e outros políticos do interior, com o tom de “cada vez mais candidato”, como indicam aliados nos bastidores. 

Ciro voltou à legenda tucana em outubro do ano passado, assumindo o comando do partido em novembro. Além dele, a agremiação filiou o ex-prefeito José Sarto para presidir o PSDB Fortaleza. Em outra frente, a deputada estadual Emília Pessoa atua como presidente do PSDB Mulher no Ceará.

Na última terça-feira (6), os três realizaram o primeiro encontro de alinhamento de 2026 para a “construção de um novo projeto para o Ceará”, conforme divulgação do partido nas redes sociais.

Na sequência da semana, Ciro tem recebido lideranças para tratar da política estadual, como foi o caso dos deputados estaduais Antônio Henrique (PDT) e Lucinildo Frota (PDT), e do ex-prefeito de Quixadá João Paulo Furtado. Outras agendas estão previstas para a próxima semana.

Desde o ano passado, Ciro é apontado como possível adversário do governador Elmano de Freitas (PT) na corrida pelo Palácio da Abolição, algo que ele ainda não confirma, ao mesmo tempo que reitera ser um “soldado do partido”.

Por outro lado, aliados já contam com o tucano para a disputa e o colocam como o nome mais competitivo. Conversas internas dão conta que Ciro está cada vez mais disposto a liderar o grupo de oposição e ser o candidato ao Governo do Ceará. O redesenho no PSDB seria o pontapé inicial para esse projeto.


Com informações do Diário do Nordeste