sexta-feira, 2 de janeiro de 2026

Primeiro fim de semana de 2026 no Ceará deve ter ondas de calor, máximas de 39 graus e baixa umidade

Foto Natinho Rodrigues/Opinião CE 
O primeiro fim de semana de 2026 deve ser marcado por calor intenso em Fortaleza e em diversas regiões do Ceará, com máximas podendo chegar a 39ºC em algumas regiões do Estado. 

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a previsão indica predomínio de condições atmosféricas estáveis nos próximos dias, favorecendo temperaturas elevadas e baixos índices de umidade relativa do ar, especialmente nos municípios do Interior.

Conforme a Fundação Cearense, a onda de calor pode chegar a 3º acima da normalidade, causado, principalmente, pela escassez de chuvas e baixa umidade

Na Capital, os termômetros devem variar entre 31°C e 33°C, enquanto na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) as máximas podem chegar a 34°C. As temperaturas mínimas ficam entre 24°C e 26°C em Fortaleza e entre 22°C e 26°C nos municípios metropolitanos. A umidade relativa do ar na faixa litorânea, incluindo Fortaleza, deve permanecer acima de 40% ao longo do período.

Apesar do cenário predominantemente seco e quente, a Funceme não descarta a ocorrência de chuvas fracas e passageiras durante as madrugadas e o início das manhãs na faixa litorânea. Também há possibilidade de precipitações isoladas na Ibiapaba, Litoral Norte, Cariri e em áreas do Sertão Central e Inhamuns, principalmente durante as tardes e noites.

As chuvas previstas estão associadas aos efeitos das brisas terrestre e marítima, além da combinação favorável entre temperatura, umidade e relevo.
Outros municípios

No Interior do Estado, o calor será ainda mais intenso. As temperaturas máximas devem variar entre 35°C e 39°C em regiões como Litoral Norte, Jaguaribana, Cariri e Sertão Central e Inhamuns. Nas demais macrorregiões, os valores ficam entre 30°C e 35°C. A umidade relativa do ar pode atingir níveis mais baixos, com índices mínimos entre 25% e 35% na Jaguaribana, Cariri, Sertão Central e Inhamuns, o que exige atenção redobrada com hidratação e exposição prolongada ao sol.

Nas regiões da Ibiapaba, Maciço de Baturité, Litoral Norte e Litoral do Pecém, a umidade deve variar entre 35% e 55%, mantendo condições um pouco mais amenas em comparação ao Centro-Sul do Estado.

Os ventos sopram predominantemente de Leste – Sudeste durante as madrugadas e manhãs, mudando para Leste – Nordeste ao longo das tardes e noites. As velocidades máximas previstas variam entre 40 e 55 km/h, com maior intensidade em áreas de serra, na Jaguaribana e ao longo da faixa litorânea. Em Fortaleza e na RMF, os ventos podem alcançar cerca de 45 km/h.

O cenário reforça a tendência de um início de ano com calor elevado no Ceará, típico do período, e exige cuidados básicos da população, como consumo regular de água, uso de protetor solar e atenção especial a crianças, idosos e pessoas com problemas de saúde.

Com informações do Site Opinião CE l