![]() |
| Foto Marcelo Camargo/ Agência Brasil |
Um vídeo que circula nas redes sociais mostrou uma mulher de Fortaleza estranhando a conta de energia elétrica que um cliente dela recebeu em casa. A mulher comparou duas faturas e acreditou que uma delas se tratava de um golpe ao diferenciar os modelos. No entanto, a partir de janeiro de 2026, o design da conta de energia elétrica no Ceará mudou.
O g1 entrou em contato com a Enel sobre o vídeo. A distribuidora afirmou que o caso NÃO é um golpe e reforçou que a fatura mostrada no vídeo é o modelo novo. A mudança começou no último dia 3 de janeiro. Em dezembro do ano passado, a Enel Distribuição adiantou o novo layout para que os clientes conhecessem a nova conta e evitem fraudes e golpes.
Conforme a Enel, as mudanças no design trazem informações estruturadas e priorizadas de acordo com pesquisa com os clientes. O novo modelo conta com informações prioritárias para os clientes em destaque na parte superior da fatura, com o objetivo de facilitar a visualização e entendimento, mantendo a comunicação mais direta com o consumidor.
Esse trecho da conta contém informações importantes para o cliente, como avisos sobre atrasos, possíveis cortes de energia por falta de pagamento e outras informações de interesse.
O objetivo da mudança, conforme a distribuidora, é ajudar o consumidor a encontrar as informações que mais importam com rapidez. Um dos exemplos é o aviso de conta vencida (sem pagamento) do mês anterior. Antes, a informação ficava na parte de baixo da conta, mas após pesquisa realizada com os clientes, esse campo mudou para o topo e ganhou destaque.
Na pesquisa, foi pedido que os entrevistados colocassem, em ordem de importância, as informações que mais interessavam na fatura. Além disso, foram realizados workshops com estagiários, atendentes de lojas e call center, conselhos de consumidores e colaboradores Enel, tudo para que a empresa tivesse uma noção ampla do que poderia ser feito para que o cliente assimilasse de forma mais prática cada item da conta.
Com informações do G1 Ceará.
