sábado, 31 de janeiro de 2026

Grupo Santo Antônio lança projeto de Maracatu em Iguatu

Foto Reprodução 
O Grupo de Tradições Folclóricas Santo Antônio está se preparando para o lançamento do projeto ‘Maracatu Encanto dos Batuques’. Esse será o primeiro maracatu da história de Iguatu. 

Os ensaios já começaram, os tambores já pulsam ecoando pelo bairro Santo Antônio, assim como a confecção dos figurinos, adereços de todos os personagens. “Iguatu vai pulsar no ritmo do tambor. As expectativas são as melhores, estamos ansiosos, estamos na correria, figurino, batucada, ensaios com os brincantes. Vai dar tudo certo se Deus quiser”, comentou Júnior Alves, diretor cultural do Instituto Santo Antônio e coordenador do projeto.

De acordo com a programação, na quarta-feira e quinta-feira, dias 11 e 12, semana que antecede o Carnaval, acontecerão duas apresentações do “Encantos do Batuque – Maracatu de Iguatu”, no próprio bairro e na Rua Dr. João Pessoa, saindo da praça Caxias até a praça da Matriz. “É uma celebração inédita que marca a realização do primeiro maracatu da história do nosso município. Esse projeto está sendo realizado pelo Grupo de Tradições Folclóricas Santo Antônio. Iguatu vai viver um momento histórico. 

O tambor vai falar. O maracatu vai passar. E nada ficará igual depois disso”, afirma o produtor cultural e historiador Michel Prudêncio. “O maracatu cearense é uma manifestação cultural de matriz afro-brasileira que representa, em forma de desfile, as cortes africanas, com reis, rainhas, batuqueiros e personagens simbólicos. 

No Brasil, essa tradição carrega um potente significado histórico: nos momentos de festa, os papéis se invertem, aqueles que foram humilhados pela escravidão ocupam o lugar da realeza, exaltando dignidade, memória e resistência”, pontua.

Com informações do Jornal A Praça.