![]() |
| Foto Divulgação/Colégio Ari de Sá/SAS Educação |
Nos 19 anos de vida de Laryssa Melo, cearense de Fortaleza, a primeira nota mil em uma redação saltou aos olhos em 2026. Ao abrir o painel de resultados do Enem 2025, na última semana, a cearense se deparou com os sonhados quatro dígitos. “Surpresa e feliz.”.
O número de redações nota mil do Ceará e dos demais estados ainda não foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), mas entre os textos considerados perfeitos está um cearense que cobrou políticas mais eficazes de proteção à pessoa idosa e alertou sobre o risco do etarismo.
“Citei a LOA (Lei Orçamentária Anual), sobre o subfinanciamento da fiscalização dos direitos dos idosos; e o preconceito contra as pessoas mais velhas, que acabam tendo dificuldade de acesso a direitos porque a sociedade tem uma visão errada sobre elas”, lembra Laryssa.
O tema da redação do Enem 2025 foram as “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, assunto que entrecortava a maioria das temáticas abordadas nos laboratórios frequentados por Laryssa. “Já tinha repertório em mente”, pontua.
Com informações do Diário do Nordeste.
