![]() |
| Foto Tatiana Fortes/Governo do Ceará |
O Ceará encerrou o ano de 2025 como o estado brasileiro com o maior crescimento nas exportações em comparação com o ano anterior. Entre 2024 e o ano passado, houve uma alta de 56% nas comercializações dos produtos cearenses para outros países, a segunda maior variação da série histórica.
Os dados são do Comex Stat, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), com análise da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).
As exportações cearenses saltaram de US$ 1,5 bilhão em 2024 para US$ 2,3 bilhões em 2025. O crescimento está atrás apenas do registrado em 2017, quando o estado alcançou variação de 62%.
Em segundo e terceiro lugares no crescimento das exportações entre 2024 e 2025 estão Tocantins (22%) e Pernambuco (19%).
De acordo com o governador Elmano de Freitas (PT), os resultados representam a estratégia que o Estado tem adotado para ampliar a participação cearense no mercado internacional.
“Com muito diálogo com o setor produtivo, temos criado um ambiente favorável para que as empresas instaladas no Ceará possam aumentar suas exportações”, afirmou
Com informações do Site Opinião CE.
