sexta-feira, 2 de janeiro de 2026

Barbearias por assinatura se tornam tendência em Fortaleza e garantem segurança financeira para empreendedores

Foto Arquivo / Roses Barbershop
O setor de estética masculina passa por uma redefinição de seus modelos de receita. Em Fortaleza, seguindo uma tendência de mercado e tentando deixar de ser refém dos atendimentos avulsos, as barbearias por assinatura emergem como garantia da tão desejada previsibilidade de faturamento mensal e transformando a gestão financeira desses estabelecimentos.

A Santo Barbeiro, localizada na Avenida Dom Manuel, bairro Centro, é um exemplo prático dessa mudança. O proprietário, Gedilson Jesus, que aplica o serviço de recorrência há três anos, conta que a grande vantagem é a estabilidade que o modelo proporciona.

Antes da assinatura, "a barbearia começava todo mês zerado" e faltava um faturamento base. Com a recorrência, esse risco é mitigado.

"Com a assinatura, começa o mês e a gente já sabe que tem x para receber durante aquele mês", comenta, ressaltando que, atualmente, 25% do faturamento vêm das assinaturas.

Assim, esse valor fixo de mensalidades se soma aos atendimentos avulsos e serviços extras. Atualmente, a Santo Barbeiro já conta com 200 assinantes. A cobrança funciona no modelo recorrente: o valor é debitado mensalmente no cartão de crédito do cliente até que ele decida cancelar.

Pensando no período de Festas, Gedilson criou uma oferta em que o primeiro mês da assinatura custa R$ 9,90 se forem pagos ou outros dois meses subsequentes. Essa é a primeira vez em que o comerciante tenta essa estratégia, com o objetivo de atrair mais público.

Com informações do Diário do Nordeste.