![]() |
| Foto Arquivo pessoal |
A medalha de bronze na olimpíada Copernicus Global Round 2026, recebida no último domingo, 25, representou mais um passo na trajetória do cearense Augusto de Paula Bezerra. Aos 8 anos, sua participação internacional em Houston (Texas), nos Estados Unidos, recebeu apoio do Governo do Ceará.
A rodada global da competição de ciências aconteceu após seleção nacional. Ainda com sete anos, Augusto foi classificado durante a primeira prova da Copernicus, realizada em setembro de 2025.
Ao relembrar os primeiros anos do filho, Vaneuda de Paula relata que Augusto já demonstrava “habilidades acima da média” desde bebê. Com um ano e oito meses, já sabia o alfabeto completo e, aos dois anos, iniciou o processo de leitura.
“No infantil quatro, a leitura dele estava extremamente avançada, nível de criança do quarto ano. Isso foi sinalizado pela professora, logo no início do ano, e foi nesse momento que ele realmente demonstrou uma recusa escolar, onde se negava a ficar na sala de aula, pois ele sabia o que estava sendo ensinado, e isso lhe causava um grande sofrimento”, descreve.
Com informações do O Povo.
.webp)