![]() |
| Foto Renato Bezerra |
Em 2025, o Aeroporto de Fortaleza recebeu 112.643 passageiros de nacionalidades estrangeiras ou brasileiros expatriados (que moram em outros países), chegando em voos internacionais diretos ao Aeroporto Pinto Martins. Os dados são da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).
A quantidade coloca o aeroporto de Fortaleza como o 2º aeroporto do Nordeste a receber mais estrangeiros, atrás apenas de Salvador, posição que a capital cearense manteve em 2024 e em um ano-chave, pré-pandêmico, que foi 2019.
Top 5 estrangeiros com maior número de chegadas no aeroporto de Fortaleza (2025)
França: 20.690 turistas;
Portugal: 17.304 turistas;
Argentina: 14.203 turistas;
Itália: 12.121 turistas;
Estados Unidos: 9.732 turistas.
O número de estrangeiros em 2025 é 19,2% maior do que a quantidade que ingressou em todo o ano de 2024, quando 94.507 passageiros ingressaram pelo aeroporto de Fortaleza.
Podemos creditar o incremento desse número, em parte, ao novo voo da Air France para Caiena, como novidade em 2025, trazendo mais franceses a Fortaleza, primeira nacionalidade a mais visitar o estado.
O incremento de estrangeiros tem relação também com o lançamento de voos da Latam com destino à Europa. Esses voos substituíram algumas frequências que a companhia aérea mantinha para Miami (EUA), movimentando maior quantidade de estrangeiros.
O Ceará continua se destacando na atração de nacionalidades europeias, principalmente franceses, portugueses e italianos. O início dos voos da Ibéria, em 19 de janeiro, dará ao Ceará a chance de se firmar ainda mais na atração de europeus.
Apesar de serem a 3ª nacionalidade, a quantidade de argentinos ingressando no Ceará ainda é muito menor que a de estados como Bahia e Pernambuco e tenderá a ficar atrás também do Rio Grande do Norte, que recebe voos diários da Jetsmart a partir de 2026.
Com informações do Diário do Nordeste.
