![]() |
| Foto Arquivo pessoal |
Um pirarucu, peixe típico da Amazônia, foi pescado no açude da Fazenda Patos, na zona rural de Quixeramobim (CE), no domingo (7). A ação, registrada em vídeo e narrada pelo criador de conteúdo Igor Fernandes, movimentou a comunidade e revelou o desfecho de uma história que circulava como lenda na região. Com 40 quilos e 1,68 metro, o peixe é maior que muita gente.
Cerca de 25 pessoas participaram da pesca. Os pescadores esticaram uma rede no meio do açude enquanto caminhavam dentro da água para cansar o peixe até que ele ficasse preso.
O momento em que o pirarucu finalmente apareceu foi marcado por gritos e celebração. "Foi no estilo cearense", brinca Igor. A captura durou cerca de 20 minutos e o tamanho do animal surpreendeu os moradores.
"Estamos acostumados a ver no dia a dia a famosa traíra quem nem chega a um metro. Então ver esse pirarucu desse tamanho parecia estar diante de um dinossauro pré-histórico", relata o influenciador.
Origem da lenda
Segundo Igor, moradores acreditavam que um peixe gigante habitava o açude, especialmente após relatos de que uma vaca teria sido surpreendida por um bote ao se aproximar da água. O episódio alimentou teorias locais sobre a possível presença de um animal “pré-histórico”.
Na verdade, o pirarucu tinha origem conhecida. Anos antes, o padrinho de Igor, conhecido como Zé do Povo, havia recebido dois alevinos de pirarucu de um criador de outra região.
Os peixes foram soltos no açude da família. Com a seca, apenas um deles sobreviveu e foi transferido para o açude vizinho, onde cresceu longe dos olhos da população.
"Foi virando uma lenda que muitos acreditavam e outros não. Aí recentemente o açude começou a seca e foram tirar a prova", conta.
Após a pesca, um grupo de moradores tratou o peixe e separou a carne em quilos, que foi distribuída entre os moradores da região.
Com informações do G1 Ceará.
