![]() |
| Foto Thiago Gadelha. |
Motociclistas que trabalham por aplicativos em Fortaleza passarão a ter desconto de 50% no pagamento sobre o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA. O programa de incentivo foi assinado pelo prefeito Evandro Leitão, nesta quinta-feira (11)
A medida deve valer a partir de 2026. O cadastramento começa nesta sexta (12) e será realizado até 26 de dezembro, pelo site da Etufor, para os interessados em garantir o desconto já em janeiro.
Segundo o prefeito, 50% da parcela do recolhimento do IPVA era da administração da Capital. Os proprietários, então, teriam desconto ao pagar somente a parte que cabe ao Estado, já que o tributo é cobrado pela Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz).
"Nós somos a segunda capital a fazer essa regulamentação. Em São Paulo, onde também recentemente foi aprovado, está dando uma certa confusão com relação ao diálogo com os aplicativos. Nós aqui conversamos com todos esses setores para podermos ter o serviço cada vez melhor e mais seguro", disse o prefeito nesta quinta durante a sanção da lei.
George Dantas, presidente da Etufor, apontou que a necessidade do cadastramento ainda em dezembro ocorre por conta do prazo para a aplicação do IPVA, cobrado usualmente em janeiro de cada novo ano. O processo, ele ressaltou, pode ser feito pelo site e caberá ao possível beneficiário enviar os documentos requisitados.
O titular da Etufor ainda explicou que os motociclistas terão prazo de 18 meses para se enquadrar nas regras do programa, assim como para realizar o cadastramento.
"As regras estão postas a partir de agora. Todo mundo vai ter ciência delas, mas vão ter 18 meses para se adaptar. Já a questão das vistorias também ainda vai iniciar dentro desse período de 18 meses", disse.
Com informações do Diário do Nordeste
