![]() |
| Foto Divulgação |
A adoção da tecnologia de paredes de concreto tem ampliado o ritmo da construção habitacional no Brasil, especialmente em empreendimentos vinculados ao programa federal Minha Casa, Minha Vida. No Ceará, a Cimento Apodi integra esse avanço ao fornecer cimento, serviços de concretagem e soluções técnicas para obras que utilizam o sistema construtivo, contribuindo para a aceleração das entregas e para a padronização da qualidade das moradias.
O método consiste na moldagem das paredes diretamente no canteiro de obras, por meio de fôrmas específicas, permitindo que estrutura e vedação sejam executadas de forma simultânea. Essa característica reduz etapas do processo construtivo tradicional, racionaliza o uso de materiais e favorece maior controle técnico, aspectos estratégicos em projetos de habitação de interesse social e empreendimentos de grande escala.
Amplamente utilizado em obras do Minha Casa, Minha Vida, o sistema de paredes de concreto possibilita maior previsibilidade nos cronogramas, organização do canteiro e uniformidade das unidades habitacionais. A tecnologia também contribui para minimizar retrabalhos e falhas comuns em métodos convencionais, impactando diretamente a qualidade final das construções.
Segundo o engenheiro Ricardo Silveira, coordenador comercial e responsável técnico da Cimento Apodi, a atuação da empresa está conectada a toda a cadeia da construção civil. “Trabalhamos juntos a construtoras e incorporadoras, fornecendo cimento e soluções técnicas em serviços de concretagem e também para escolas, hospitais, metrôs, viadutos e pontes. Nosso foco é contribuir tecnicamente para obras que geram impacto social e econômico”, afirma.
Com informações do Diário do Nordeste.
