![]() |
| Foto Ismael Azevedo/Governo do Ceará. |
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) iniciou, na manhã desta última terça-feira (18), nova campanha de incentivo à doação voluntária de sangue.
Geridas também pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), as unidades regionais de Crato, Sobral, Iguatu, Quixadá e Juazeiro do Norte também estarão participando da iniciativa.
Com o slogan “Doe sangue e complete a história de alguém”, a campanha busca estimular novas pessoas doadoras, reforçar a importância da doação regular, além de fortalecer o vínculo com os voluntários que já doam.
Em homenagem aos dias Estadual e Nacional do Doador de Sangue, comemorados em 23 e 25 de novembro, respectivamente, a ação abre as celebrações do mês do doador.
Para doar é preciso:Estar saudável e bem alimentado;
Pesar acima de 50 kg;
Ter de 16 a 69 anos;
Apresentar um documento oficial com foto.
As pessoas menores de idade interessadas devem portar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal. A iniciativa segue até 31 de dezembro em todas as unidades do Hemoce.
Como explica Nágela Lima, coordenadora de captação de doadores do Hemoce, a meta é que até o fim do ano, a campanha esteja em todo o Ceará, por meio de cartazes, outdoors, telas digitais e publicações em redes sociais.
“O evento é uma oportunidade para a sociedade conhecer mais sobre a doação voluntária de sangue e se engajar nessa causa tão importante e necessária. Esse é também um momento de agradecimento a todos os voluntários que doam regularmente no Hemoce”, complementa.
A campanha gira em torno da imagem do bordado, que simboliza conforme o Hemoce, as conexões entre doadores e receptores. A ideia é de que doar sangue é também tecer relações e costurar histórias.
SEMANA DO DOADOR
Outra iniciativa do Centro é a “Semana do Doador”, evento que tradicionalmente acontece em todos os hemocentros do País. Neste ano, a programação será entre os dias 24 e 30 de novembro.
Durante o período, o Hemoce promoverá uma programação especial para acolher voluntários, com apresentações musicais, shows de humor, serviços de saúde, beleza e bem-estar, entre outras atrações.
A iniciativa conta com o apoio de diversos parceiros da instituição, e contribui na manutenção dos estoques de sangue durante o fim de ano, época em que as doações costumam ser menores.
O Hemoce atualmente é responsável por atender à demanda transfusional de cerca de 500 unidades de saúde nos 184 municípios cearenses, e recebe, em média, 100 mil pessoas doadoras por ano.
Com informações do Sire Opinião CE.
