![]() |
| Fofo Jornal A Praça |
Missas, momentos de oração e visitação nos três cemitérios em Iguatu, para este domingo, 2, Dia de Finados, foram divulgadas. Os trabalhos de limpeza e preparação desses espaços também foram intensificados durante toda semana nesses locais, que devem receber um grande número de visitantes.
A expectativa, segundo a direção dos cemitérios Senhora Sant’Ana e Parque da Saudade, é que cerca de 15 mil pessoas passem por esses locais neste final de semana, com maior fluxo amanhã.
Desde ontem, sexta-feira, vendedores ambulantes de velas, arranjos, água e lanche, já iniciaram as montagens de barracas e demarcações, assim como muitas pessoas estão antecipando a visita e a preparação dos jazigos, mausoléus e sepulturas.
Na capela de Santa Rita de Cássia, no cemitério Senhora Sant’Ana, serão celebradas pelo menos cinco missas: 6h, 8h, 10h, 17h e 19h. Já no Parque da Saudade, às 7h, 9h e 18h. No cemitério Vertical Caminho da Paz, que fica no bairro João Paulo II, às 10h acontece missa presidida pelo padre João Melo. As missas também acontecem nas paróquias e capelas da zona rural. “A programação vem sendo executada como planejada, como as reformas dos dois cemitérios, já que a limpeza é constante nos jazigos, mas a gente intensifica quando chega próximo ao Dia de Finados. Estaremos abrindo os portões às 5h, logo cedinho, e vai ficar aberto até quando tiver visitantes”, ressaltou Alan Chagas, auxiliar administrativo, afirmando que a partir de hoje, aumenta a presença de visitantes.
Nesse período com altas temperaturas, as pessoas devem ir pela manhã e final da tarde. Sistemas de irrigação foram implantados além da manutenção das árvores e iluminação. “É um período de muita emoção, muitas pessoas vêm visitar seus entes queridos. Nosso objetivo é acolher e dar conforto, por isso há mais de três meses fazemos todos os serviços necessários para conforto e segurança”, complementou Abednego Barbosa, gerente administrativo dos cemitérios.
Muitas aproveitam para ganhar dinheiro extra com a venda de flores, arranjos, coroas, velas e água. Além também das pessoas que já costumam fazer o trabalho de zelar pelos túmulos, que ganham mais com esses serviços
Com informações do Jornal A Praça
