sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Micro e pequenas empresas geraram 81% dos empregos formais do Ceará no primeiro semestre de 2025

Foto Divulgação
As micro e pequenas empresas (MPE) geraram 81% de todos os empregos formais do Ceará no primeiro semestre de 2025, conforme levantamento realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Do total de 25.812 postos de trabalho com carteira assinada gerados nos primeiros seis meses do ano, 20.987 formais foram gerados pelas MPEs.

A grande maioria dos empregos criados pelas MPEs vieram das empresas do setor de Serviços, que foram responsáveis por 10.257 contratações. Em seguida, aparecem os setores da Construção, Indústria e Comércio, com 6.602, 2.329 e 1.104 contratações, respectivamente, de janeiro a junho.

Somente em junho, as Micro e Pequenas Empresas contribuíram com 5.468 das carteiras de trabalho assinadas no Ceará, número que corresponde a cerca de 75% do total de 7.320 empregos gerados no estado no mês.

No mesmo período, as Médias e Grandes Empresas (MGE), acumularam um saldo positivo de 2.219 empregos, enquanto a Administração Pública teve saldo de duas contratações. Já as entidades sem fins lucrativos e pessoas físicas tiveram resultado negativo, registrando 369 demissões.

Com informações do Site Opinião CE.