sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Inadimplência entre as famílias brasileiras sobe 30% no mês de julho

Foto Joédson Alves/ Agência Brasil 
Um levantamento realizado pela Confederação Nacional do Coméercio de Bens, mostra que os brasileiros ficaram mais endividados e mais inadimplentes em julho. A proporção de famílias com contas a vencer cresceu de 78,4% em junho para 78,5% em julho, o sexto mês consecutivo de altas.

Em relação a julho de 2024, quando também 78,5% das famílias estavam endividadas, houve estabilidade.

As dividias que a pesquisa considera para realizar o levantamento são as de modalidade com cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, cheque pré-datado e prestações de carro e casa.

Contas em atraso

A proporção de consumidores com contas em atraso subiu de 29,5% em junho para 30,0% em julho, maior patamar desde setembro de 2023, quando essa fatia somava 30,2%. Um ano antes, em julho de 2024, a proporção de famílias inadimplentes era de 28,8%.

A fatia de consumidores que afirmaram não ter condições de pagar dívidas vencidas, ou seja, que permaneceriam inadimplentes, subiu de 12,5% em junho para 12,7% em julho. Essa parcela era de 11,9% em julho de 2024.

Segundo a CNC, os resultados emitem um alerta de que famílias de renda baixa e média têm enfrentado mais dificuldades no pagamento de contas.

Com informações do Ceará Agora.