![]() |
| Foto Carlos Gibaja/ Governo do Ceará |
Famílias do município de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), receberam nesta sexta-feira (1°), as chaves de 32 novas casas do Residencial João Severo da Silva. Isabel Cristina de Souza, 35, e as três filhas estão entre os beneficiados. “Era a minha oração todo dia.
Eu só pedia isso [casa própria]”, revelou, emocionada. A entrega marca o primeiro empreendimento finalizado após a retomada do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) no Estado.
Moradora de aluguel, Isabel de Sousa agora pode proporcionar um lar fixo às filhas Raíza, Sophia e Louyse. “Sou só eu e elas. Passamos por dificuldades. O que mais pedia a Deus era para não partir antes de garantir um teto para minhas meninas”, disse, comemorando a nova fase.
O residencial faz parte de uma ação simultânea do Governo Federal em cinco estados — Ceará, Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins — que entregou 1.876 unidades habitacionais pelo MCMV.
PRESENÇAS E FALAS
No Ceará, a entrega foi conduzida pelo governador Elmano de Freitas (PT), com participação virtual do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP), ministros e outras autoridades.
“Está na Constituição que todo mundo tem que ter uma casa. A gente só vai ser uma nação forte de verdade quando o nosso povo for soberano, com famílias respeitadas pelo poder público”, afirmou Lula.
Contratado em 2024, o residencial em Horizonte é o primeiro do Brasil a contar com Praça de Leitura, conforme novas regras do programa habitacional. “Toda mulher deseja uma casa, é como um passarinho que quer um ninho. A criança precisa de estabilidade e cultura”, ressaltou o Presidente.
Relançado em 2023, o MCMV passou por reformulações, com novos investimentos e maior alcance social. No Ceará, a seleção de 2023 da Faixa 1 do programa viabilizou a contratação de 37 empreendimentos, somando 7.090 moradias, incluindo as entregues em Horizonte.
Com informações do Site Opinião CE.
