![]() |
| Foto Jornal A Praça |
Estudantes da rede pública estadual dos municípios de Iguatu e Jucás conquistaram vagas das mais concorridas do país: a participação na fase final da 41ª Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU), marcada para o dia 14 de setembro, em Campinas (SP).
O feito é ainda mais expressivo porque apenas 23 equipes de escolas públicas de todo o Brasil alcançaram a fase final – e somente a EEEP Lucas Emanuel levou duas equipes. Agora, as equipes se preparam intensamente para a prova final, com o objetivo de trazer medalhas e dar ainda mais visibilidade ao potencial dos alunos da rede pública do Ceará.
Da Escola Rita Matos Luna, em Jucás, a equipe formada por Saulo Souza, Samuel Souza e Izian de Melo se classificou para a etapa decisiva. Já da Escola Estadual de Educação Profissional Lucas Emanuel, em Iguatu, duas equipes garantiram presença: Luiz Felipe, Levi Maciel e Vinícius Gomes; além de Ismael Gomes, Wendy Ceza e Ismael Lino.
O professor de matemática de Iguatu, Maurício Nascimento, destacou o empenho dos alunos. “São jovens brilhantes, com resultados consistentes em diversas competições. O Vinícius, por exemplo, já acumula mais de 20 medalhas apenas neste ano de 2025. Isso mostra não só talento, mas comprometimento. Estamos muito orgulhosos e agora precisamos garantir que eles possam estar presentes na final”, afirmou.
De Jucás, o professor Kaio Avelino, incentivador do grupo, ressaltou a importância do trabalho coletivo entre as escolas. A ideia foi criar uma rede de apoio entre os alunos das instituições, estimulando o gosto pela matemática. Esse resultado não é apenas de uma escola, mas de toda a região, que se fortalece quando os estudantes acreditam no seu potencial”, disse.
Com informações do Jornal A Praça.
