domingo, 20 de julho de 2025

Mesmo com 2 empregos e faculdade, cearense conquista Medicina na Universidade Estadual do Ceará

Foto Arquivo pessoal 
Mesmo com uma rotina dividida entre dois empregos e uma faculdade, o jovem Samuel Sobreira nunca deixou de perseguir o sonho de estudar Medicina. Aos 22 anos, natural do distrito de Iborepi, em Lavras da Mangabeira, na região do Cariri, ele usava cada momento livre do dia para estudar.

Foi assim, com disciplina e muito pouco recurso, que conquistou o 2º lugar no vestibular 2025.2 da Universidade Estadual do Ceará (Uece), para o curso de Medicina no campus de Quixeramobim.

Apoio de escola pública foi fundamental para conquistar vaga

Filho de dois agricultores e o oitavo entre nove irmãos, Samuel cresceu em uma casa onde nunca faltou apoio familiar, mas onde sempre houve limitações financeiras. Ao longo da vida, estudou exclusivamente em escolas públicas e sempre reconheceu na educação a única chance de mudar sua realidade.

“O que eu acreditava era que a educação ia mudar a minha vida. Eu sempre acreditei na educação, a única opção para mim seria através do estudo. Mesmo cansado, estudava, pois sabia que um dia todo esforço valeria a pena. Sempre tive muito incentivo da escola pública. Os professores me mostraram que, mesmo sem estrutura, eu podia sonhar alto”, destacou Samuel.

Com informações do O Povo.