![]() |
| Foto Jornal A Praça |
A cidade de Iguatu vive um momento especial com a chegada da estudante alemã Blanka Giers, de 15 anos, vinda de Görlitz, através do programa de intercâmbio do Rotary. A jovem europeia ficará um ano hospedada na casa da família Sampaio, enquanto Eldava Sampaio, filha de Débora e Bruno Sampaio, se prepara para embarcar para a Alemanha no dia 6 de agosto, rumo à cidade de Stolzenau.
“Ela irá passar um ano conosco e a minha filha vai para a Alemanha. Esse programa de intercâmbio, essa troca, está sendo bem diferente. Tudo muito novo para ela (Blanka), e ela está achando muito engraçado algumas coisas.
Ela viu o ‘soim’ no meio da rua e ficou abismada com macaco solto, tomou suco de maracujá pela primeira vez, está comendo as comidas típicas daqui e achando muito bom. Ela dá nota para o que prova”, contou Débora, rindo.
Segundo ela, o choque cultural tem rendido boas histórias: “Ela viu um homem fazendo malabarismo com fogo no sinal e ficou muito abismada com isso. Está sendo uma experiência incrível para ela”.
Blanka chegou no último domingo, 20, e já visitou pontos turísticos em Fortaleza e Quixadá, onde conheceu os famosos monólitos. Apaixonada por ballet e estudante dedicada, a alemã deseja vivenciar a cultura local, aprender português – além dos idiomas que já domina, como alemão, inglês e polonês – e criar laços duradouros. Sua anfitriã Eldava, que foi presidente do Interact, será a segunda intercambista da história de Iguatu a participar do programa de longo prazo do Rotary. O distrito 4490, que abrange Ceará, Piauí e Maranhão, enviará e receberá 15 estudantes nesta edição.
Integração
No próximo dia 30 de julho, Blanka terá seu primeiro encontro oficial com os rotarianos de Iguatu, em uma cerimônia de apresentação que acontecerá na sede do clube de serviço, no Parque de Exposições do Rotary Club de Iguatu.
Blanka já está matriculada na escola Modelo. “Eu acredito que ela vai aprender português rapidinho. Já está arranhando bem e tem uma vontade enorme de se integrar. Está encantada com a cidade, com as pessoas e com nossa cultura”, afirma Débora Sampaio, emocionada com essa troca cultural que, segundo ela, já transformou a rotina da família.
Com informações do Jornal A Praça.
