![]() |
| Foto Divulgação |
Por volta das 4h30 da manhã da quarta-feira, 16, os sinos da igreja matriz de Senhora Sant’Ana anunciaram o início do novenário dedicado à padroeira de Iguatu.
A manifestação é uma Uma das festas religiosas mais esperadas pelos devotos e católicos da Diocese de Iguatu já começou, o novenário dedicado a Senhora Sant’Ana, padroeira de Iguatu. O festejo teve início no dia 16 e prossegue até dia 26, data da festa da Santa, mãe de Maria e avó de Jesus Cristo.
Como de costume uma carreata percorrendo ruas e avenidas da cidade, seguida do hasteamento da bandeira e missa marcaram a abertura do novenário, que este ano contou com a presença especial do padre Cícero José, da Basílica Nossa Senhora das Dores, de Juazeiro do Norte.
As caminhadas para áreas pastorais da paróquia acontecem cedinho da manhã, seguida de missa, celebrada pela pároco, padre Henrique Teixeira.
De acordo com a programação, neste ano a Igreja faz um convite para que os católicos vivam o ‘Ano Santo da Esperança’, celebrando o jubileu de 25 anos deste milênio.
“Envolvidos pelo espírito jubilar, somos agraciados em celebrar a festa de Senhora Sant’Ana, padroeira de nossa paróquia e de todo povo iguatuense”, destaca padre Henrique, em carta aberta à população.
O pároco destacou a participação popular durante o novenário e faz um convite para que as pessoas participem desse momento de confraternização e intensa religiosidade. “Que este tempo seja para todos nós, não só uma experiência devocional, mas, sobretudo uma experiência de fé que nos renove e motive a esperar no Senhor”, pontuou o padre Henrique.
O novenário de Senhora Sant’Ana acontece no pátio ao lado da igreja matriz, que é tomado por uma multidão, todas as noites. Quermesses, apresentações musicais e culturais também integram a programação. Quem está longe pode acompanhar a transmissão pela redes sociais de veículos de comunicação e da própria paróquia de Senhora Sant’Ana.
O momento mais esperado é o dia 26, data dedicada a Senhora Sant’Ana, quando acontecem missas e a tradicional procissão com a imagem da santa, nessa festa tricentenária.
Com informações do Jornal A Praça.
