quinta-feira, 5 de junho de 2025

Pacientes da rede pública do Ceará passam a receber confirmação de consultas por WhatsApp

Foto Divulgação/ Ascom Sesa
Com o objetivo de aperfeiçoar a comunicação com a população cearense, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) iniciou o envio de mensagens via WhatsApp para confirmar o agendamento de consultas ambulatoriais em hospitais da rede estadual. O contato com os pacientes é feito pelo número (85) 98682-9000.

O secretário-Chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, anunciou a novidade por meio das redes sociais, ao lado da secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho. “A taxa de pessoas que marcam e que não vão fazer a sua consulta é em torno de 30%. Ou seja, a cada dez pessoas, três não aparecem quando um exame, consulta ou cirurgia é marcada. Dessa forma, acaba tirando a vaga de outra pessoa, se prejudicando, e acaba prejudicando todo o sistema de saúde. Isso é ruim para todo mundo”, pontuou o secretário.

Chagas Vieira já havia adiantado essa informação em exclusividade ao Opinião CE. Confira a entrevista completa abaixo:

Os usuários são informados pelo aplicativo sobre a data e o horário do atendimento, o nome da especialidade e o local da consulta. Inicialmente, durante a fase de teste, o serviço contemplou o Hospital São José (HSJ) e o Hospital Estadual Leonardo da Vinci (Helv). A partir desta semana, outras nove unidades, localizadas em Fortaleza e no interior, serão integradas à iniciativa.

A secretária de Saúde do Ceará destacou a necessidade da população salvar o número e saber que trata-se de um serviço, para que a ação atinja seu propósito. “É extremamente importante que os usuários gravem o número para atender e entender que é um serviço do Governo do Ceará. Não é um trote. É por esse número que vamos confirmar a sua consulta e conseguir melhorar o atendimento da população em nível ambulatorial”, afirmou Tânia Mara.

A Sesa reforça que as mensagens serão enviadas exclusivamente pelo número (85) 98682-9000. Portanto, a população deve desconsiderar informações fornecidas por outros contatos para evitar possíveis tentativas de golpe.

Com informações do Site Opinião CE.