![]() |
Foto Divulgação/Governo Federal |
O governador Elmano de Freitas (PT) assinou, nesta quinta-feira (5), ordem de serviço para o início das obras do lote 8 da ferrovia Transnordestina. O trecho, que liga Itapiúna a Baturité, em uma extensão de 46 quilômetros (km), conta com um investimento aproximado de R$ 1 bilhão.
O novo trecho passa por Quixadá (10,5 km), Itapiúna (21 km), Capistrano (12 km) e Baturité (2,5 km). O projeto prevê a construção de três pontes, dois viadutos e quatro passagens de nível, com previsão de início das obras em até 45 dias após a assinatura do contrato. A expectativa é de que sejam gerados de 800 a 1.000 empregos diretos e até 3 mil indiretos.
Após a construção do oitavo trecho, restarão os lotes 9 – entre Baturité e Aracoiaba – e 10 – entre Aracoiaba e Caucaia. O lote 11, que liga Caucaia ao Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, teve ordem de serviço assinada no último mês de janeiro.
O momento, além do chefe do Executivo, contou também com as presenças de integrantes do Governo Estadual, de prefeitos do Maciço, do ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), e do presidente da Transnordestina Logística S.A. (TLSA), Tufi Daher Filho.
Durante a solenidade, realizada na Escola Estadual de Educação Profissional Clemente Olintho Távora Arruda, Elmano destacou o crescimento econômico que a ferrovia pode levar para o Maciço do Baturité. “Essa cidade [Baturité], lá atrás, foi uma grande produtora de café. A nossa estação ferroviária era um ponto de encontro e de negócios”, lembrou.
Com informações do Sitd Opinião CE.