![]() |
Foto Fabiane de Paula |
No Ceará, seguindo uma tendência do país, as taxas de fecundidade total (TFT) têm apresentado sucessivas e significativas quedas, indicando a redução do número médio de filhos. Números divulgados nesta última sexta-feira (27) e calculados com base no Censo Demográfico 2022 comprovam esse fenômeno.
Em 2022, a Taxa para o Ceará foi de 1,51. O valor é menor do que o registrado no Censo do ano 2000 (2,58). Tendências apontam que o número de filhos por mulher deve continuar em queda nas próximas décadas.
A Taxa é uma medida que relaciona o número de nascimentos ocorridos em um grupo de idade das mães com o total de mulheres daquele mesmo grupo etário. Assim, expressa o número médio de filhos que cada grupo teria ao final de seu período reprodutivo (compreendido entre 15 e 49 anos).
Os novos dados, analisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram o envelhecimento da curva de fecundidade no Ceará, com o deslocamento da maior proporção de filhos tidos de mulheres mais jovens para outras com idades mais avançadas
Com informações do Diário do Nordeste.