terça-feira, 13 de maio de 2025

Pesquisa revela presença de contaminantes em camarões no Ceará

Foto Aurélio Alves/ O Povo 
Uma pesquisa internacional inédita, realizada em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (Uece), descobriu a presença de contaminantes em camarões no Ceará.  

Conforme o estudo, tratam-se de compostos químicos sintéticos, conhecidos como PFAs (substâncias perfluoroalquiladas), com maior concentração identificada do tipo selvagem.

Esses compostos são resistentes à água, gordura, calor e manchas e podem ser encontrados em itens usuais como panelas antiaderentes, tecidos impermeáveis e produtos de limpeza.

As substâncias se tornaram motivo de preocupação entre cientistas e autoridades de saúde devido à estrutura química que impede a degradação no meio ambiente.

Segundo o professor da Faculdade de Educação de Crateús (Faec/Uece) e pesquisador Luan Fonsêca, o estudo fez uma comparação entre amostras de camarões selvagens e de cativeiro, tentando descobrir como compostos produzidos pelo homem podem ser absorvidos pelos organismos no meio ambiente e chegar ao corpo humano, além dos possíveis malefícios.

Com informações do Diário do Nordeste.