![]() |
Foto Erivaldo Vieira |
Uma obra estadual para construção de rede elétrica de alta tensão, que abrange os municípios de Pacajus, Chorozinho, Ocara e Morada Nova, deverá beneficiar o agronegócio cearense. Orçado em R$ 33 milhões, o projeto energético atende a uma demanda da Itaueira, grande produtora de melão e melancia, que possui uma unidade em Morada Nova.
O reforço de energia é essencial para a expansão das operações da indústria agropecuária, que projeta gerar 1.200 empregos. A ideia é plantar 1.150 hectares adicionais ainda neste ano. A maior oferta energética permitirá ampliar a irrigação e, por conseguinte, elevar a produção das frutas.
“Atualmente, temos aproximadamente 350 trabalhadores em Morada Nova, que atuam na montagem da infraestrutura para o plantio. Com a chegada dessa energia e a possibilidade de utilizarmos adutoras e áreas de irrigação, vamos gerar 1.200 empregos ainda em 2025, com o plantio de mais de 34 mil toneladas de melão e melancia”, destaca o CEO da Itaueira Agropecuária, Tom Prado.
O empresário adianta que a projeção da empresa é expandir a produção em Morada Nova para até 3.000 hectares de plantio, a depender da demanda do mercado nacional e externo.
Até 3 mil empregos
Nesse cenário otimista, a geração de empregos na região pode chegar a 3.000 postos diretos nos próximos anos.
Em torno de 90% da produção da unidade de Morada Nova é de melão, produto que recebe forte demanda no exterior. A meta da empresa é produzir 30 toneladas por hectare.
Com produção também em Aracati, Palhano e São Benedito, a Itaueira Agropecuária exporta frutas frescas para o Canadá, Europa e Emirados Árabes Unidos, por meio do Porto de Fortaleza e, principalmente, pelo Porto do Pecém.
Com informações do Diário do Nordeste.