![]() |
Foto South Atlantic Gold/Reprodução |
A mineradora canadense ValOre Metals anunciou a assinatura de acordo para adquirir 100% das ações da South Atlantic Gold, também com sede no Canadá, para a exploração de projetos ouro, platina, paládio e outros minerais preciosos no sertão do Ceará, nos territórios de Pedra Branca, Mombaça e Tauá.
Distrito mineral de 100 mil hectares
Segundo a ValOre, a operação visa à criação de um distrito mineral de 100 mil hectares no interior do Ceará. O negócio concentra os projetos de Pedra Branca sob uma mesma estrutura corporativa, ampliando a escala, a viabilidade econômica e o potencial de exploração da região.
Conforme comunicado emitido pela empresa compradora, a operação envolverá a incorporação da South Atlantic pela ValOre por meio da sua subsidiária ValOre Subco, em uma transação aprovada de forma unânime pelos conselhos das duas companhias. Após a conclusão, a nova empresa (Amalco) será integralmente controlada pela ValOre.
"Estamos muito animados para iniciar os programas de exploração nas áreas combinadas e expandidas do projeto Pedra Branca, uma vez concluído o acordo", afirmou Jim Paterson, presidente e CEO da ValOre, em nota oficial.
A efetivação ainda depende da aprovação dos acionistas da South Atlantic, em assembleia a ser realizada em maio.
Para o advogado Tomás Figueiredo, especialista em Mineração, "a aquisição representa um marco para o Ceará, que passa a integrar de forma expressiva o mapa global dos PGEs (Platinum Group Elements)".
"Essa integração dos projetos reforça o potencial mineral do nosso Estado e atrai novos olhares de investidores e empresas com foco na prospecção", comenta Figueiredo.
Área estratégica
O projeto Pedra Branca é dividido entre duas frentes principais: o Pedra Branca PGE (platina e elementos associados) e o Pedra Branca Au (ouro). Ambos estão situados em uma área estratégica e possuem recursos já identificados por estudos técnicos independentes.
A nova configuração proporcionará à ValOre uma área contínua para desenvolvimento mineral no sertão cearense, reforçando o objetivo de tornar Pedra Branca uma referência em mineração de metais preciosos no Brasil.
O avanço desse novo polo mineral pode gerar mais de 1.000 empregos nos próximos anos. A South Atlantic já havia investido pelo menos R$ 15 milhões nas pesquisas minerais na região.
Com informações do Diário do Nordeste.