![]() |
Foto Divulgação/Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos |
Três dos cinco maiores reservatórios hídricos do Ceará apresentam acréscimo no volume de água armazenado, se observado o recorte dos últimos 12 meses.
O principal incremento foi no Orós (localizado no município homônimo), segundo maior açude local, que tem 22 milhões de metros cúbicos (m³) a mais do que na mesma data de abril do ano passado.
Além dele, o Castanhão (também em Alto Santo), principal do Estado, e o Figueiredo (em Alto Santo), de quinta maior capacidade, cresceram, respectivamente, 22 e 8 milhões de m³.
Responsáveis por grande parte do armazenamento de água do Estado, os aumentos de volume nesses açudes impulsionam o cenário visto em todo o Estado, onde o total armazenado já ultrapassa os 50% da capacidade máxima.
De acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos (Cogerh), as atuais condições indicam segurança no abastecimento da população.
“É uma situação que nós consideramos confortável. De aspecto geral, hoje nós estamos com 51,69% da nossa capacidade de reservação hídrica. Isso transformando em volume, nós estamos com 9,56 bilhões de metros cúbicos”, pontua o diretor de operações da Cogerh, Tércio Tavares.
Com informações do O Povo.