![]() |
Foto Getty Images via BBC |
O calor intenso que já vem sendo sentido em todo o Ceará deve se intensificar até esta sexta-feira (18), segundo previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Uma onda de calor está elevando as temperaturas em Fortaleza e no interior do estado, especialmente nas regiões litorâneas, Jaguaribana, Cariri e Sertão Central, onde os termômetros podem marcar até 35°C.
Na manhã desta quinta-feira (17), Fortaleza já registrava 30°C, com sensação térmica ainda maior devido ao clima abafado. Para quem está na capital, o desconforto tem sido diário. “Só no ventilador, direto, o dia todo.
Está muito quente”, reclama a nutricionista Mariana Ripardo, que também reforça a importância de manter hábitos saudáveis: “Tem que ser muita hidratação, muito líquido, roupas leves, claras… porque está insuportável.”
Com a intensificação das temperaturas, autoridades em saúde reforçam o alerta para grupos mais vulneráveis, como gestantes, idosos e recém-nascidos, que correm maior risco de desidratação e outros problemas relacionados ao calor extremo.
“Bebê sempre com água. Sempre dou a dica de andar com garrafinha ou colocar alarme no celular, principalmente pra quem esquece de se hidratar. E tem até aplicativos que lembram a gente de beber água”, explica Mariana.
Com informações do Portal GC Mais