![]() |
Foto Cid Barbosa/Diário do Nordeste |
O mês de março de 2025 encerrou com precipitações dentro da média no Ceará. De acordo com o Calendário de Chuvas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a normal climatológica para o mês é de 206,5 milímetros. Na manhã desta terça-feira (1º), a medição marca 208,7 milímetros, volume 1,1% superior à normal.
O índice ainda pode ser atualizado nos próximos dias, mas fica dentro da margem “em torno da média” considerada pela Fundação, que abrange volume entre 172,35 milímetros e 240,67 milímetros. Para ficar “acima da normal”, era preciso chover mais do que esse último valor.
O principal sistema meteorológico responsável pelas chuvas no Estado, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), continua sendo o fator preponderante para as precipitações, já que houve o enfraquecimento da La Niña, fenômeno que contribui para as chuvas.
Historicamente, o mês de março é o mais chuvoso do Estado. Apesar de ficar dentro da média, o volume verificado para o período neste ano é o menor desde 2021.
Com informações do Diário do Nordeste.