terça-feira, 22 de abril de 2025

Artista cearense faz cordel de despedida para o papa Francisco

Foto Divulgação/Klévisson Viana
O poeta cordelista cearense Klévisson Viana fez uma homenagem ao papa Francisco, que morreu nesta última segunda-feira (21), aos 88 anos, e produziu um cordel de despedida para o pontífice. "Adeus ao Papa Francisco" fala sobre a trajetória do Santo Padre e destaca as contribuições do primeiro papa latino-americano. "Por sua simplicidade/Era um farol da verdade/Que iluminava os lares", diz um trecho. 

Ao Diário do Nordeste, o multiartista e também Mestre da Cultura do Ceará relata que o pontífice foi um "divisor de águas na história da igreja católica".

"O Papa mais humilde que a gente já teve conhecimento, que se misturava com o povo, que estava sempre do lado dos oprimidos, das minorias. O que a gente pode dizer é que ele foi um papa progressista", comentou Viana.

O cordel foi feito no mesmo dia, horas após o anúncio da morte de Jorge Mario Bergoglio, e teve os primeiros mil exemplares impressos nesta terça-feira (22) pela editora Tupynanquim, especializada em quadrinhos, cultura popular e Literatura de Cordel. Klévisson, no entanto, desconfia que vai ter de imprimir mais unidades pela demanda, pois nesta manhã recebeu uma encomenda de 200 cordéis.

Para quem quiser adquirir os folhetos, Viana recebe encomendas via WhatsApp, pelo número (85) 99675-1099, e pelo Instagram, no perfil @tupynanquimcordelbrasil.

Com informações do Diário do Nordeste.