![]() |
Foto Paloma Vargas |
Além do preço do ovo ter disparado desde fevereiro, por conta da pressão no mercado internacional, os consumidores cearenses têm se deparado com ovos menores.
Mesmo comprando bandejas com a mesma nomenclatura de antes, o produto parece ter diminuído na proporção e pesado mais no bolso.
Muitos sãos os motivos para este feito, mas o principal deles é a mudança das regras que definem a classificação dos ovos.
Além disso, mesmo nestes casos em que o produto não é feito de forma industrial, já que vem naturalmente da galinha, é possível o consumidor reivindicar por seus direitos, caso se sinta lesado.
Sabrina Melo, funcionária pública, afirma que comprou uma bandeja de ovos grandes, mas que se assustou com o tamanho ao comparar em casa com aqueles que já tinha na geladeira.
Quando eu abri, era quase um ovo de codorna e o preço ainda subiu”. Disse Sabrina Melo funcionária pública
Complicando receitas
Ela ainda lembra que o tamanho dos ovos influencia no sucesso das receitas de bolo. “Se é muito pequeno, fica difícil de seguir as medidas. Na receita diz ali, "X" ovos, mas esse ovo é 2/3 do que era um ovo quando escreviam as receitas. Aí, estraga”.
Já Rose Ferreira, vendedora de lanches no bairro Dionísio Torres, destaca que atualmente o tamanho do ovo está “um pouco melhor”.
Agora a gente tá conseguindo encontrar um pouco maior porque estiveram muito pequenos, mesmo.
Com informações do Diário do Nordeste